A Expansão Marítima e os Países Ibéricos (Portugal e Espanha)

Expansão Marítima Portuguesa e Espanhola no Século XV

"A Expansão Marítima na Europa, especialmente na faixa atlântica com destaque para os países ibéricos como Portugal e Espanha, marca um capítulo importante na história da navegação. Estes países foram os pioneiros a desbravar o vasto Oceano Atlântico em busca de novas rotas comerciais com a Ásia.

A Expansão Marítima e os Países Ibéricos (Portugal e Espanha)
A Expansão Marítima e os Países Ibéricos (Portugal e Espanha)


A Península Ibérica, localizada no sudoeste da Europa, possui uma localização estratégica, banhada pelo oceano Atlântico a norte, oeste e sudoeste, e pelo Mediterrâneo a leste e sudeste. Portugal, em particular, possui uma extensa linha costeira com portos naturais excepcionais, como Lisboa, Setúbal e Aveiro. Os portugueses, que viviam em estreita proximidade com o mar, cultivaram uma cultura enraizada no comércio e na pesca marítima, adquirindo uma profunda compreensão das nuances da navegação. Eles se destacavam como hábeis pescadores, experientes marinheiros e construtores de navios preparados para enfrentar as águas oceânicas.


Essa combinação de fatores propiciou a Portugal uma posição de liderança na expansão marítima. Adicionalmente, a estabilidade política e social alcançada após a Revolução de 1383-1385, com a ascensão de D. João I, e a motivação religiosa desempenharam um papel significativo ao impulsionar os portugueses a embarcar na grandiosa

Postagem Anterior Próxima Postagem