A Era Industrial
Revolução Industrial
A Revolução Industrial refere-se a um período de mudanças significativas a partir do século XVIII, caracterizado pelo uso de máquinas e inovações tecnológicas na produção de bens essenciais. Iniciou-se na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e espalhou-se para o resto do continente europeu, Estados Unidos da América e Japão.
Divide-se em três períodos, cada um associado a uma matéria-prima impulsionadora específica. O primeiro período, de 1760 a 1820, focou-se na industrialização, principalmente têxtil. A segunda revolução industrial, entre 1850 e 1870, caracterizou-se pela aceleração econômica, consolidando a economia capitalista e a industrialização. O terceiro período, iniciado no final do século XIX, continuou até os dias atuais, com o petróleo e a eletricidade como fontes de energia e o ferro (aço) como principal matéria-prima.
Transformações na Sociedade
A Revolução Industrial teve um impacto abrangente, transformando diversas áreas da sociedade humana. Além do desenvolvimento na indústria têxtil, influenciou a agricultura, os transportes (locomotiva, caminhos-de-ferro, automóvel, portos), as comunicações (telefone), o comércio e a ciência. Infelizmente, para África, resultou em desgraça ou submissão.
Inovações Agrícolas no Século XVIII
Ao longo do século XVIII, em algumas regiões da Europa, ocorreram inovações importantes na agricultura, como o emparcelamento das propriedades e a expansão de novas culturas.